Pilates é um método de exercícios de alongamento, mobilidade, fortalecimento, coordenação e equilíbrio que busca, através de bons posicionamentos e recrutamento muscular, otimizar a biomecânica articular para favorecer melhora da função e, consequentemente, alívio da dor.
Pode ser feito no solo ou em aparelhos que possuem molas como resistência, diminuindo o impacto nas articulações.
Nas artroses, como de quadril e joelho, há perda ou redução da cartilagem articular. Essa situação deixa as articulações mais propensas à sobrecarga e às instabilidades, piorando o quadro. Além disso, em casos mais avançados, o paciente com dor pode evitar utilizar a região afetada, ficando mais sedentário (o que facilita a progressão da doença, já que articulação sem movimento tem deficiência em sua nutrição) ou sobrecarregando o membro contralateral (o que pode causar artrose nas articulações desse membro).
O paciente com artrose, seja de quadril ou joelho, precisa manter a amplitude de movimento da articulação e melhorar a força dos grupos musculares ao redor da mesma e das articulações adjacentes. Dessa forma, o pilates, através de seu vasto repertório de exercícios que se adaptam de acordo com as necessidades de cada paciente, pode auxiliar na manutenção e/ou melhora da mobilidade articular, alongamento e força muscular, interferindo diretamente no restabelecimento da função. Ou seja, os exercícios promovem a manutenção e/ou ganho de amplitude de movimento (favorecendo a nutrição articular) e fortalecem os músculos, essenciais para estabilizar a articulação afetada, minimizando os sintomas de dor, rigidez e a progressão da doença.
Através de orientação quanto aos posicionamentos, escolha de exercícios adequados e dedicação do paciente ao tratamento, o método pilates pode ser uma excelente escolha, seja em casos leves ou avançados da doença, pois permite que a articulação continue em movimento com bom suporte muscular.
A saúde articular depende de uma articulação nutrida, com amplitude adequada, que funcione e que tenha músculos de suporte. Para alcançar tudo isso, o exercício físico é o caminho, sendo o pilates uma escolha segura com boas chances de ser eficaz, principalmente no início da doença. Mesmo em casos mais avançados, nos quais há perda severa da cartilagem e insistência da dor, manter a articulação em movimento é muito importante, pois os benefícios do movimento adequado superam a inatividade.
Nayara Ganzella
Sou fisioterapeuta formada pela Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP) e proprietária do NG PHYSIO Studio Pilates, localizado no distrito de Bonfim Paulista na cidade de Ribeirão Preto. Trabalho com pilates desde 2013, utilizando o método para reabilitação e prevenção de doenças músculo-esqueléticas, bem como para promoção da saúde física.
instagram: @nayaraganzella
facebook: @ngphysiostudiopilates