Como funciona?
Antes de responder a essa questão, é preciso esclarecer alguns fatos. Previamente à pandemia de COVID-19, não era permitido ao fisioterapeuta realizar atendimentos à distância, ou seja, sem estar no mesmo ambiente que o paciente. Porém, frente às restrições e necessidades impostas pela pandemia, para que os pacientes pudessem dar continuidade ou iniciar tratamento fisioterapêutico, o COFFITO (Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional), através da resolução de número 516 de 20 de Março de 2020, regulamentou temporariamente a prática da teleconsulta, telemonitoramento e teleconsultoria pelos fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais, ou seja, esses profissionais podem realizar atendimentos pela modalidade on-line.
Apesar de ter caráter emergencial, esse tipo de atendimento tem se mostrado uma excelente alternativa que traz resultados satisfatórios, o que leva à uma tendência de possível regulamentação permanente que será avaliada pelo conselho no futuro.
Mas, onde entra o pilates nesse assunto?
Para os fisioterapeutas, o pilates é considerado ferramenta de trabalho. Portanto, ao regulamentar que esses profissionais pudessem realizar atendimento remoto, consequentemente, o pilates também foi incorporado nesse processo, já que através dele é possível reabilitar e prevenir lesões e melhorar a saúde corporal.
Agora que as questões legais foram esclarecidas, como funciona o pilates on-line?
Com o uso da tecnologia (computador e celular com seus respectivos aplicativos e plataformas digitais cada vez mais acessíveis e de fácil manuseio), é possível realizar sessões à distância parecidas com aquelas feitas de forma presencial no estúdio de pilates, porém, com algumas adaptações, como uso de itens domiciliares (cadeira, almofada, toalha, entre outros). Muitas vezes conseguimos reproduzir os mesmos exercícios, principalmente os de solo, que dispensam os aparelhos. Dessa forma, apesar das sessões on-line não serem iguais às presenciais, podem ser semelhantes em muitos aspectos.
Além disso, os instrutores de pilates orientam e conduzem a sessão ao vivo, o que traz segurança durante a execução dos exercícios que continuam respeitando possíveis limites do paciente, assim como na modalidade presencial.
O pilates on-line não veio substituir o presencial. É uma nova opção que, diante da impossibilidade de estar no estúdio, seja pela pandemia ou por dificuldades de locomoção, por exemplo, possibilita a manutenção e/ou ganho das capacidades musculares, como alongamento e força, auxiliando no alívio de dores, na continuidade ao tratamento ou na melhora do condicionamento físico geral.
Portanto, pilates on-line funciona desde que exista conexão à internet, um equipamento transmissor (computador ou celular), um instrutor que oriente adequadamente e um paciente que queira se manter ativo e saudável, mesmo à distância.
Nayara Ganzella
Sou fisioterapeuta formada pela Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP) e proprietária do NG PHYSIO Studio Pilates, localizado no distrito de Bonfim Paulista na cidade de Ribeirão Preto. Trabalho com pilates desde 2013, utilizando o método para reabilitação e prevenção de doenças músculo-esqueléticas, bem como para promoção da saúde física.
instagram: @nayaraganzella
facebook: @ngphysiostudiopilates