A articulação do joelho é considerada a maior e a mais complexa do corpo humano.
Suas características anatômicas e funcionais de estabilidade e sustentação do peso do corpo tornam os joelhos locais frequentes de lesões e desgastes.
A osteoartrite (artrose) do joelho é um processo natural do envelhecimento, mas o desgaste pode ser acentuado e acelerado por diversos fatores, que podem acontecer em qualquer momento da vida, como os genéticos ou da primeira infância, sendo exemplos as doenças que alteram o eixo dos membros inferiores ou até mesmo anormalidades anatômicas sutis, como pequenas irregularidades na superfície articular. Problemas ocorridos na adolescência e na idade adulta jovem, como doenças reumatológicas inflamatórias, necrose óssea, injeções intra-articulares repetidas de cortisona, doenças metabólicas e endócrinas, sequelas de traumas também são fatores importantes de risco e precocidade. A obesidade, esforços físicos repetitivos e esportes com impacto também são fatores importantes de risco.
Acompanhamento especializado periódico e atenção às medidas de prevenção a lesões e inflamações são fundamentais para uma vida ativa e sem dor em todos os momentos e idades.
Como ortopedista especializado em doenças degenerativas dos joelhos, com anos de estudos e aperfeiçoamentos e com ampla experiência clínica e cirúrgica, procurarei ajudá- lo, através de uma linguagem fácil, prática e objetiva, a entender as principais causas e sintomas do desgaste nos joelhos, focando nos mais modernos tratamentos e inovações utilizados na prevenção e tratamento desta patologia.