A artrose do quadril é uma doença degenerativa crônica, caracterizada pelo desgaste progressivo da cartilagem articular e pela neoformação óssea nas superfícies e margens articulares (“bicos de papagaio”) . Também conhecida como osteoartrose, osteoartrite e artrite degenerativa do quadril, ou simplesmente coxartrose.
A coxartrose acomete, na maioria das vezes, pacientes idosos, preferencialmente mulheres e, em geral, não se tem uma causa exata da sua origem, recebendo o nome de coxartrose primária. História familiar e antecedentes genéticos podem estar associados a estas causas.
Já a artrose secundária é responsável por cerca de 52% dos casos de desgaste da articulação do quadril e é basicamente definida por casos em que a degeneração foi provocada por defeitos congênitos ou adquiridos.
Nesse contexto, dentre as causas mais comuns estão doenças da infância como displasia do desenvolvimento do quadril (alteração da forma do acetábulo- cavidade na qual a cabeça do fêmur se encaixa) e síndrome de Legg-Calvé-Perthes ou doença de Perthes (degeneração da cabeça do fêmur por falta de irrigação sanguínea); impacto femoroacetabular, processos inflamatórios ou infecciosos no quadril; distúrbios metabólicos e hormonais e também a obesidade.
Em particular, os distúrbios metabólicos e hormonais apresentam relação importante com o aparecimento de artrose, sobretudo nas mulheres. Isso ocorre normalmente na pós-menopausa, porque alguns hormônios, principalmente o estrogênio, tem impacto direto no metabolismo ósseo das mulheres.
O principal sintoma é a dor localizada no quadril (“dor na virilha”), de caráter contínuo e início insidioso, que, em geral, é referida ao longo da face interna da coxa e do joelho. A dor aumenta com a carga, com a movimentação do quadril, com atividades de impacto (correr, saltar, pular, etc.). O frio e a noite podem intensificá-la ,
Limitação da mobilidade, com dificuldade de colocar as meias, cortar as unhas e lavar os pés ou cruzar as pernas, rigidez articular após o repouso e crepitação (estalidos) são relatados pelo paciente..
A osteopatia é um sistema de tratamento que ajuda a aliviar, corrigir disfunções e recuperar lesões musculoesqueléticas e alterações orgânicas em geral. Trata-se de uma abordagem com metodologia própria, desenvolvida nos Estados Unidos, pelo Dr Andrew Taylor Still em 1874, com diagnóstico e tratamento baseado na anatomia, fisiologia e patologia do corpo humano.
Como sempre, cada paciente é único, portanto, a abordagem será diferente em cada um deles.
O tratamento osteopático da osteoartrite visa melhorar a mobilidade e reduzir a inflamação por meio do uso de técnicas osteopáticas manuais suaves nas articulações, músculos e ligamentos. Manter o corpo livre de disfunções, corrigindo e otimizando sua mecânica corporal favorecendo assim a distribuição correta das cargas e assim manter o corpo funcionando da melhor maneira possível. Além disso, o osteopata oferece conselhos positivos valiosos relacionados ao estilo de vida e como usar o corpo.
O osteopata pode dar também, através de uma avaliação mecânica dos movimentos, exercícios específicos para fazer em casa que ajudam a melhorar a mecânica e função articular e assim ajudar a reduzir a dor e o espasmo muscular.
A pesquisa mostra que a terapia manual, como a osteopatia, pode aliviar a dor, aumentar a flexibilidade e melhorar a qualidade de vida das pessoas com osteoartrite. A osteopatia é uma terapia manual holística que considera todo o corpo como um todo, o osteopata pode determinar onde estão as tensões e como a osteoartrite também pode afetar o resto do corpo.
Levando isso em consideração, podemos dizer que a osteopatia tem vários objetivos no caso da osteoartrite:
Melhore sempre que possível a amplitude de movimento sem dor nas articulações;
Alivie a tensão nos músculos ao redor da articulação;
Melhorar a função das articulações circundantes.
É necessário ressaltar que a osteopatia não pode curar a artrose, embora possa reduzir consideravelmente os sintomas dolorosos da doença e também aumentar a mobilidade das articulações afetadas, o que irá melhorar significativamente a qualidade de vida.
Por fim, deve-se observar que a forma de tratamento pode variar dependendo da pessoa, do tipo de artrite e do grau de desconforto sofrido. Por outro lado, não se deve esquecer que a osteopatia não é uma solução para todos, pois há situações em que a cirurgia pode ser necessária. No entanto, a osteopatia pode ajudar na reabilitação após a cirurgia.
Qualquer patologia ou lesão que afete o quadril (osteoartrite, bursite, tendinite, fratura, prótese de quadril ...) nos causará dor e, conseqüentemente, diminuição da qualidade de vida e diminuição das atividades físicas (corrida, trabalho, praticar esportes, curvar-se ...
Vale ressaltar que a Osteopatia não tem capacidade de reverter os danos já instalados na articulação acometida pelo desgaste, porém auxilia no controle da dor, melhora da função e, sobretudo, tem potencial para impedir a progressão da doença para níveis mais incapacitantes, melhorando assim a nossa qualidade de vida perdida, podendo voltar a realizar nossas atividades diárias o mais rápido possível e sem transtornos.
Muitas vezes a realização da cirurgia e colocação da prótese de quadril é inevitável, mas uma abordagem conservadora feita de forma correta pode ser muito eficaz na restauração da função do quadril e redução dos sintomas, devolvendo qualidade de vida ao paciente, postergando a cirurgia.
Fisioterapeuta formado pela Universidade de Ribeirão Preto ( Crefito 3/13.129 F); Consultório de Fisioterapia na Clínica Ortohealth em Ribeirão Preto (SP); Certificação em Osteopatia pela Escuela de Osteopaita de Madrid; Credenciado em Ribeirão Preto no Método MDT( Mechanical Diagnosis and Therapy – Método Mckenzie) pelo Mckenzie Institute; Certificado em R.P.G. pelo Instituto Philip Souchard; Certificado em Cadeias Musculares – Método Leopold Busquet , França; Especialização em Acupuntura pelo IPES, Ribeirão Preto.
instagram: @osteopatia_mdt
facebook: @curyfisioterapia
All materials from eORTHOPOD are the sole property of Mosaic Medical Grupo, LLC and are used herein by permission. eORTHOPOD is a registered trademark of Mosaic Medical Group, LLC