Infiltração intra- articular com Ácido Hialurônico - Viscossuplementação
Uma nova opção no tratamento não cirúrgico do quadril e joelho
A doença cartilaginosa, seja causada por trauma ou de origem degenerativa, é um grande desafio para medicina atual.
A artrose ou desgate é a principal doença articular do ser humano, e pode surgir sempre que houver agressão à cartilagem.
Também conhecida como condropatia, é caracterizada por dor, inchaço (derrame articular) e perda progressiva de massa muscular.
Sobre a cartilagem articular
Por se tratar de um tecido com poucos vasos sanguíneos e de baixa celularidade (possui apenas 5% de células), a cartilagem articular é um tecido com potencial limitadíssimo de regeneração espontânea. Por este motivo, diversas técnicas e implantes têm sido desenvolvidos na tentativa de se preencher a área lesionada, reverter os sintomas e propiciar retorno às atividades rotineiras e até mesmo às esportivas. Uma destas técnicas é a infiltração com ácido hialurônico.
Sobre o Ácido Hialurônico
A maioria de nossas articulações, inclusive os joelhos e quadris, são banhadas por um líquido transparente e bastante viscoso (oleoso) conhecido como líquido sinovial.
O líquido sinovial possui basicamente as funções de nutrir a cartilagem articular e lubrificar as superfícies articulares, minimizando o atrito durante os movimentos da junta.
Produzido naturalmente por células da membrana sinovial (tecido que envolve nossas articulações), o ácido hialurônico é um dos componentes do líquido sinovial.
Pacientes com artrose apresentam danos precoces e severos na cartilagem, afetando sua composição e também sua estrutura, resultando em fissuras, erosões, diminuição da espessura da cartilagem e exposição óssea.
O líquido sinovial de articulações “doentes” também apresenta alterações, como a diminuição da concentração e do peso molecular do ácido hialurônico, deixando- o menos viscoso.
Como consequência, temos uma piora progressiva na nutrição e na lubrificação da cartilagem articular, o que aumenta a degeneração do tecido cartilaginoso.
Entenda como funciona o ácido hialurônico
Estudos publicados nos últimos anos em revistas científicas demonstram que a infiltração com ácido hialurônico promove:
⁃ a redução da ativação de células inflamatórias, o que diminui a produção e a ação de substâncias que destroem a cartilagem, diminuindo a inflamação
⁃ o estímulo da produção do ácido hialurônico pelo nosso próprio organismo (chamada produção endógena), com melhoria da qualidade e viscosidade do líquido sinovial
⁃ ação direta em receptores de dor articular, causando analgesia (diminuição da dor) por tempo prolongado
Infiltração com ácido hialurônico no Joelho
Realizado em consultório, em sala adequada aos padrões de higiene e segurança, é um procedimento simples, rápido e praticamente indolor, realizado com anestesia local.
O ácido hialurônico é injetado com uma seringa e agulha dentro da cavidade articular.
Após a aplicação,o paciente pode retornar as atividades normais do dia-a-dia, evitando atividade físicas por aproximadamente 48 horas.
Infiltração com ácido hialurônico no Quadril
É também um procedimento considerado simples, praticamente indolor e que também leva poucos minutos para ser realizado.
No entanto, como a articulação do quadril é mais profunda, seu acesso torna- se mais difícil. Equipamentos de raio-x ou de ultrassom são utilizados para localizar o ponto exato onde deve ser injetada a medicação.
Pela necessidade destes equipamentos, o procedimento é realizado em ambiente hospitalar, sob anestesia local, podendo ser com ou sem sedação anestésica.
Após a aplicação,o paciente pode retornar as atividades normais do dia-a-dia, evitando atividade físicas por aproximadamente 48 horas.
Importante
O uso intra- articular do ácido hialurônico pode trazer até um ano de alívio da dor. Apesar do resultado ser muito individualizado, a maioria dos pacientes referem melhora da dor entre três semanas e um mês após a infiltração.
Se necessário, após o término do efeito da medicação, a aplicação de ácido hialurônico pode ser repetida com segurança.
Mas atenção!!!!
O objetivo do tratamento com ácido hialurônico não é a cura da articulação. A doença degenerativa da cartilagem articular ainda não tem um tratamento definitivo que leve à cura da junta. O objetivo principal é diminuir a dor a níveis aceitáveis para uma boa qualidade de vida, permitindo ao paciente retardar um tratamento definitivo como a Prótese Total do Quadril.
É muito importante dizer que a viscossuplementação nunca deve ser instituída como terapia única e sim sempre associada a uma boa reabilitação, com fortalecimento e reequilíbrio muscular. Mudanças de hábitos, como prática regular de exercícios físicos com supervisão e controle rigoroso de peso, são essenciais para um bom resultado.
O tratamento multi profissional, envolvendo ortopedista, fisioterapeuta, educador físico, nutricionista, endocrinologista, entre outros, é o meio ideal para atingir o resultado desejado - vida ativa e sem dor.
Veja também:
Pilates na artrose de quadril e joelho
Osteopatia no tratamento da artrose do quadril