O quadril é a articulação que faz a junção da parte superior com a infeiror do corpo, ou seja, suporta todo o peso corporal e permite que o corpo se mova.
Formado pelos ossos da bacia (pelve) e pelo fêmur, seu formato assemelha-se a uma esfera dentro de um soquete.

Os maiores e mais fortes músculos do corpo humano têm sua origem na região do quadril ou próximo a ela e cruzam esta articulação, assim como importantes vasos (artérias e veias) e nervos também passam pelo quadril. É importante lembrar também da íntima relação com a coluna vertebral, onde o osso sacro articula-se de cada lado com os ilíacos, formando a citura pélvica.
A presença de várias e importantes estruturas relacionadas ao quadril fazem com que o médico rotineiramente enfrente desafios na avaliação e diagnóstico de pacientes com dor nesta articulação. Além disso, por ser uma junta de carga, o quadril está sujeito a muitas forças mecânicas de diversas naturezas, que podem provocar diferentes tipos de lesão.
Como ortopedista especializado em quadril, com ampla experiência clínica e cirúrgica, procurarei ajudá- lo, através de uma linguagem fácil, prática e objetiva, a conhecer as principais doenças e os mais modernos tratamentos e tecnologias utilizados na prevenção e tratamento das patologias do quadril.